a+ a-
                         

Gestão e Governança

Time comprometido e engajado

2023 foi o primeiro ano da nova estrutura organizacional da Visão Prev, com a consolidação de duas Diretorias – Investimentos e Finanças e Previdência e Relacionamento – e a criação de duas Gerências, de Investimentos e de Seguridade. Nesse período, foram alcançados os benefícios previstos com melhor distribuição das atividades entre diretores e gerentes, possibilitando maior fluidez e agilidade nos processos decisórios.

Em dezembro, a Visão Prev contava com 52 colaboradores empenhados em oferecer aos mais de 21 mil participantes os melhores produtos e serviços do mercado previdenciário nacional. As atividades da entidade estão divididas pelas seguintes áreas:

Em 2023, os profissionais da Visão Prev participaram das seguintes atividades para aprimoramento de seus conhecimentos e competências:

O trabalho continua seguindo o modelo híbrido, com três dias em home office e dois na sede da entidade, o que contribui para a qualidade de vida dos colaboradores e as interações entre as pessoas e os times.

A partir de um estudo das capacidades, habilidades e aptidões individuais relacionadas aos pilares da cultura da Visão Prev (Seja empático, Busque o seu melhor em tudo o que fizer, Tenha mentalidade de dono, Seja sempre pró-soluções, Aproveite os “espaços vazios” e Busque se adaptar a mudanças), foram definidas diretrizes para o mapeamento das necessidades dos colaboradores e para o Programa de Cultura Comercial, entre outras ações. Organizado por um grupo multidisciplinar (RH, Compliance/Privacidade de Dados, Seguridade, Atuarial, TI e Relacionamento), o projeto foi desdobrado em uma série de iniciativas voltadas ao desenvolvimento profissional com foco no participante como centro de todas as decisões estratégicas.

Com base nos resultados de pesquisas e solicitação dos colaboradores, a metodologia de avaliação e criação das metas internas contou com a participação de todos os envolvidos, e não apenas dos diretores, a partir de suas percepções técnicas. Entre os meses de outubro e dezembro, foram definidas as metas para 2024 já a partir da nova metodologia, ampliando o senso de pertencimento e o engajamento.

Pelo segundo ano consecutivo, a Visão Prev participou da pesquisa do Great Place to Work (GPTW) e recebeu novamente o selo de aprovação com um índice de satisfação de 89% entre seus profissionais. A entidade conquistou a 73ª posição no “Ranking GPTW Pequenas Empresas”, o que revela o valor de trabalhar em um ambiente desafiador e inclusivo.

A Visão Prev recebeu o Selo de Engajamento criado pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) pelo terceiro ano consecutivo. O índice de engajamento foi de 85,40% com participação de 83% dos colaboradores, destacando o comprometimento das equipes com os objetivos e resultados da entidade.

Em parceria com a Fundação Telefônica, a Visão Prev aderiu ao Programa Jovem Aprendiz para oferecer oportunidades de primeiro emprego a jovens entre 15 e 24 anos, ampliando sua ação social. Com um contrato de quinze meses, o aprendiz recebe remuneração e benefícios para incentivar sua entrada no contexto empresarial de modo a reduzir as taxas de desemprego entre os jovens que procuram iniciar uma carreira.

Durante o ano, o presidente Marcelo Pezzutto representou a Visão Prev como membro titular do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), com mandato até o final de 2024.

A Visão Prev também possui representantes nas seguintes Comissões Técnicas da Associação: Estratégias e Criação de Valor (das áreas de comunicação e marketing, educação e relacionamento com o participante), Governança e Riscos (das áreas de governança, riscos, compliance, controles internos e auditoria interna, entre outras), Planos Previdenciários (das áreas atuarial e de benefícios), Assuntos Jurídicos, Contabilidade, Inovação e Tecnologia e Gestão de Pessoas.

Voltar ao topo